logo IMeN

My Plate - Ferramenta de Educação Nutricional

My Plate - Ferramenta de Educação Nutricional

Thais Cardoso Benedetti

O “My plate” (http://www.choosemyplate.gov) é uma ferramenta online desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América com o objetivo de auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis em sua alimentação e atuar como facilitador das mudanças de estilo de vida necessárias para se atingir o bem-estar. É baseado nas 2010 Guidelines for Americans, diretrizes americanas voltadas para a conscientização da população sobre as melhores escolhas alimentares. Logo no primeiro contato com a página principal da ferramenta, são listadas dicas sobre equilíbrio alimentar (“desfrute sua comida, mas coma menos”; “evite porções excessivamente grandes”), alimentos que devem ter alto consumo (“metade do seu prato deve ser de frutas e vegetais”; “ao menos metade dos grãos deve ser de grãos integrais”; “prefira o leite desnatado ou com somente 1% de gordura”) e alimentos que devem ser evitados (“compare a quantidade de sódio dos alimentos e prefira os com menor conteúdo deste nutriente”; “prefira água ao invés de bebidas açucaradas”).

Visualmente, trata-se da representação gráfica de uma “mesa posta”, com um prato, um talher e um copo e ilustra cinco grandes grupos alimentares. Os grupos representados no prato são: frutas, grãos, vegetais e proteínas. O grupo dos laticínios é representado no copo. Ao clicar em cada grupo, o usuário é redirecionado para a página principal do grupo, na qual encontra informações sobre quais os alimentos contidos naquele determinado grupo, o tamanho da porção recomendada, os benefícios, dicas para consumo e receitas. A ingestão diária é dividida de acordo com sexo, gênero e idade, sendo que o site oferece tabelas para consulta, de forma que o indivíduo saiba qual deverá seu consumo diário. Para facilitar a absorção e a fixação das informações principais, durante toda a navegação, o indivíduo encontra as “mensagens chave”, com o conteúdo principal e de fácil memorização.

My plate

 

Há também seções para populações especiais, como crianças, gestantes e nutrizes e para a população que deseja perder peso. Trata-se de uma ferramenta de disseminação de informação, que visa alertar a população sobre seus hábitos alimentares e fornecer a base para que esta possa alterá-los para costumes mais saudáveis.

Utilizando as informações preconizadas pelo site, é possível orientar o paciente em atendimento ambulatorial de forma prática, simples e de mais fácil compreensão. Desta forma, para uma alimentação saudável, pode-se oferecer as seguintes orientações de fácil assimilação:

- Todos os grupos alimentares (frutas, vegetais, proteínas, grãos e laticínios) devem ser consumidos todos os dias;

- Metade do prato deve ser de frutas e vegetais;

- Metade da quantidade de grãos e cereais deve ser integral;

- Leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico são excelentes fontes de proteína, zinco, ferro, folato e potássio;

- Substitua o leite integral por leite desnatado ou com somente 1% de gordura;

- Prefira os cortes de carne mais magros ou peixes e aves sem pele;

- Não adicione gordura no preparo das carnes;

- Evite embutidos como mortadela, salame, salsicha e presunto. Estes alimentos contêm muito sódio;

- Prefira óleos vegetais e utilize o azeite de oliva extra-virgem para temperar a comida pronta;

- Cuidado com as calorias vazias! Alimentos que contém adição de gordura e açúcar possuem muitas calorias com quase nenhum valor nutritivo.

Visto tratar-se de uma ferramenta baseada nas necessidades e hábitos da população norte-americana, sugere-se a adaptação e criação de uma ferramenta similar para a população brasileira, de forma a facilitar o acesso às informações a respeito da alimentação saudável e otimizar a assimilação das orientações passadas durante o atendimento ambulatorial com o objetivo de aumentar a adesão ao planejamento dietético.

http://www.choosemyplate.gov

 

 

 

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br