logo IMeN

Argentina

" El Sabor Del Tango"

Autores

Cassia Lemes, Juliana Cristina, Marcos Aurélio, Marília Parreira, Marisa Pereira, Pâmela Brito , Paula Pastore, Tatiana Koga, Vanessa Silva

CENTRO UNIVERSITÁRIO IBERO AMERICANO
ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA
INTERDISCIPLINAR
4º PERÍODO

Apresentação

Este trabalho interdisciplinar é parte da conclusão do 4º semestre do Curso de Administração Hoteleira, coordenado pelo professor Celso dos Santos Silva da disciplina de Alimentos & Bebidas.

Ao longo do trabalho será apresentada a Argentina, enfatizando sua gastronomia, história, cultura e geografia. Todo este tem como principal objetivo elaborar, planejar e apresentar um festival gastronômico destacando os principais traços deste fascinante país.

Agradecimentos

O grupo agradece ao professor Celso dos Santos Silva pela oportunidade dada aos alunos de Administração Hoteleira na participação de um projeto tão importante para a nossa formação profissional.

Cumprimentamos também todos os professores do Centro Universitário Ibero Americano, que nos ajudaram a elaborar este trabalho, e aos nossos pais que apoiaram-nos em todos os momentos precisos.

Para a concretização deste festival Gastronômico contamos com a colaboração e patrocínio da Confeitaria Patagônia, Restaurante Parrilla Puerto Madera, Restaurante Dr. Che La Parilha de la Villa, Restaurante Ricón de Buenos Aires, Mercado Municipal, CEASA, Consulado da Argentina, Restaurante Estacion Sur, Escola de dança Bela Vista, Toque Final Cabeleireiros, Uniformes e Il Setantuno Work Fashion e Kalunga.

Sendo assim, cumprimentamos a cada membro do grupo pela dedicação e seriedade prestadas à elaboração do presente trabalho.

“Somos lo que hacemos cada día. De modo que a excelencia no es un acto, sino un hábito". [1]

1          Introdução

A melhor maneira para descrever este esplendoroso país é dividi-lo em seis regiões totalmente diferentes entre si, configurando o que se conhece com “o país dos seis continentes”.

Seis continentes onde a natureza apresenta quilômetros de praias, gelos polares, raras formações geológicas, planícies, florestas subtropicais e a maior variedade de fauna do mundo.

 A cada região um cantinho do planeta. Ao norte, a selva, onde o verde das folhagens ressalta sobre a terra. Muito perto, num marco incrível, o largo rio Iguaçu despenha criando imponentes cataratas. Ao sul, a majestade da Cordilheira dos Andes entre infinidade de montes, elevações pontiagudas onde a neve permanece sempre inalcançável, ainda ao sul o deslumbramento da região dos lagos.

Na cultura, a Argentina mantém um lugar conquistado desde o começo de sua vida livre: o interesse pelas manifestações mais refinadas de arte, música e letras de um povo que conta com grandes escritores e artistas originais.

É assim, variada e com futuro rico em promessas deslumbrantes que a Argentina apresenta-se ao mundo com lindas selvas, imensos campos de trigo, praias douradas, diversos frutos, música, gastronomia rica e variada e um povo guerreiro que sobressai às dificuldades.

2          História da Argentina.

Para se descrever o processo histórico da Argentina é importante mencionar a origem de seu nome, e a partir daí, falar sobre a história deste país que já foi considerado um dos mais ricos do mundo, e hoje passa por momentos turbulentos.

“O nome Argentina procede do latim argentum, que significa prata. A origem desta denominação situa-se nas viagens dos primeiros conquistadores espanhóis ao rio de la Plata. Os náufragos da expedição de Juan Diaz de Solis encontraram na região indígena que lhe deram de presente objetos de prata, e estes náufragos levaram á Espanha, por volta de 1524, a noticia da existência da legendária Sierra Del Plata, uma montanha rica naquele metal precioso. A partir desta data os portugueses chamaram ao Rio de Solis, Rio de la Plata e desde 1860, o nome República Argentina é a denominação oficial do país”.[2]

A independência da Argentina começou com a derrota dos ingleses na tentativa de ocupar a capital Buenos Aires, de 1806 a 1807, inspirando a revolução que derrubou o vice-rei espanhol e constitui a primeira junta de governo pátrio.

A nova constituição argentina provoca luta entre os defensores da União e os federalistas, que querem maior autonomia para as províncias. Entre 1825 a 1828, numa guerra contra o Brasil, o país perde a Banda Oriental, que se torna o Estado soberano do Uruguai.

Em 1829, o general Juan Manuel Rosas é nomeado governador de Buenos Aires, porém ele se transforma em ditador, sendo derrubado pelo general Urquiza em 1852. Uma nova constituição de cunho federalista, é outorgada em 1853.

2.1        A organização da Argentina e o progresso

Entre 1862 e 1880 sucederam os governos de Mitre, Sarmiento e Avellaneda, governos que formaram a base da construção da Argentina moderna, pois suas atuações foram focadas na educação, imigração e na liberdade econômica.

 Durante o governo de Avellaneda foi incorporado o norte da Patagônia ao país, e Buenos Aires foi proclamada a capital federal da Argentina.

Neste período, seu desenvolvimento atingiu o auge no progresso econômico, institucional e educacional permitindo que a Argentina se integrasse ao comércio mundial convertendo-se numa das principais nações exportadoras de matéria prima do mundo. Entretanto foi durante a 1º guerra mundial Durante o governo de Marcel Torcuato que a Argentina se viu beneficiada, pois como se manteve neutra durante a Primeira Guerra Mundial, acabou convertendo-se em um dos países mais ricos do mundo.

2.2        O processo de imigração

Em 1863 se sancionou a constituição que dizia:

“O governo federal liberara a imigração européia; e não poderá restringir, limitar nem cobrar taxas para a entrada ao território argentino dos estrangeiros que tragam por objetivos lavrar a terra, melhorar as indústrias, introduzir e ensinar a ciência e a arte”.[3]

O início do processo econômico social se deu com a abertura do país à imigração com o oferecimento de facilidades para a entrada no país devido sua necessidade em integrar-se ao mercado europeu e a falta de mão de obra no setor agropecuário na região de La Pampa.

            Entre 1861 e 1871 o país recebeu 160.000 imigrantes, enquanto entre 1881 a 1890 recebeu o sêxtuplo, ou seja, 841.000 imigrantes.

2.3        O peronismo

Para descrever a história Argentina, não se pode deixar de destacar a vida política de Juan Domingo Perón. Presidente e quase um ditador, seu conjunto de princípios ainda vive e ecoa, embora ele e sua mulher Evita já tenham morrido há muitos anos.

            Em junho de 1943 Perón participou de um golpe militar que o tornou ministro do trabalho, e posteriormente em 1944 foi nomeado vice-presidente da República Argentina.

Neste período congregou-se às forças trabalhistas de todas as legendas políticas, pregando uma doutrina que chamou de Justicialimo - uma mistura de totalitarismo e reforma social - e conseqüentemente em 24 de fevereiro de 1946 foi eleito presidente.

            Juan Perón e sua esposa Eva Perón consagraram-se como o casal mais popular, tanto a nível pessoal como político, pois ambos eram ambiciosos pela conquista de poder e fanáticos pelo trabalho, uma combinação perfeita para a popularidade e o sucesso do casal.  

 Ao se reeleger em 1950 seu governo chegou ao ápice. Foi também nesta época que Evita (como era conhecida) começou a trabalhar com programas sociais passando a ser idolatrada pelos pobres da Argentina e conhecida como a “mãe dos descamisados”.

O peronismo foi uma combinação única de nacionalismo argentino e democracia social, que favorecia os grupos trabalhistas e ao mesmo tempo impulsionou o crescimento da classe média. Este, só atingiu seu êxito graças à Evita Perón, que foi a responsável máxima, apesar de camuflada na imagem-homem de Juan Perón. Foi ela a realizadora das grandes façanhas do presidente.

Em junho de 1952 Evita morre de leucemia, e quase um milhão de argentinos se empurram pra seguir o cortejo. Com sua morte, Perón perde a estabilidade e a popularidade que tinha com Evita, e seu governo começa a declinar até começar a Revolução da Libertação liderada pelo exército e apoiada pela igreja católica quando tem seu governo extinto, sendo então exilado para a Espanha.

No ano 1971, iniciou-se uma campanha para a volta de Perón, e após 17 anos de exílio ele foi anistiado e retornou para um país dividido e tenso, o que faz com que o presidente Héctor Cámpora entregasse seu mandato após 3 meses de governo.

Um ano depois de sua apoteótica vitória eleitoral, Juan Domingo Perón morre aos 77 anos de idade como o símbolo do movimento trabalhista na Argentina, mesmo rotulado de fascista e ditador.

            Até hoje vêem-se pôsteres de Perón e Evita nas paredes de Buenos Aires, e apesar dos sucessivos governos tentarem apagar a imagem do peronismo, sua doutrina ainda vive nos corações de muitos argentinos.

2.4          Regime militar

            Perón é sucedido pela vice-presidente Isabelita, sua terceira mulher, que não consegue deter a onda terrorista; e em 1976 uma junta militar liderada pelo general Jorge Rafael Videla assume o poder com um golpe militar.

            A redemocratização argentina tem início com a eleição de Raul Alfonsin que em 1984 ordena a prisão dos militares responsáveis pela guerra suja.

            O peronista Carlos Menen vence as eleições de 1989 em meio a grave crise econômica. Em 1991 congela a inflação com um plano elaborado pelo ministro Cavallo baseado na paridade da moeda Argentina e o dólar.

            Ao se aproximar o fim se deu mandato, Menen muda a constituição e desta forma consegue ser reeleito, entretanto foi impedido de tentar o terceiro mandato.

Em 1996 Fernando de La Rua ganha a primeira eleição direta e adota medidas de combate ao desemprego principalmente no interior do país

Em 2000 o vice-presidente Carlos Chaco Alvarez renuncia devido à persistência da recessão e a forte rejeição social que o governo delarruísta estava sofrendo, além da pressão dos sindicatos.

2.5        A crise

Uma semana antes do natal de 2001, com a dívida externa próxima a 150 bilhões de dólares, a recessão de 43 meses, o descontrole da economia, o desemprego e a insatisfação popular faz com que o ministro da Economia Domingo Cavallo e o Presidente Fernando de La Rua renunciem.

No ano de 2001 Adolfo Rodrigues Saá assume como presidente interino por escolha do partido peronista por possuir maior força no Congresso. E imediatamente após assumir a presidência Saá, anuncia o calote da dívida externa por tempo indeterminado e determina feriado bancário até o dia 26 de dezembro de 2001.

            Em meados de janeiro de 2002, quatro presidentes já haviam assumido o poder em menos de 2 meses e nada era definido em curto prazo o que resultou num saldo de aproximadamente 20% da população desempregada e 25% vivendo abaixo da linha de pobreza.

             E é diante deste quadro crítico em que a Argentina se encontra nos dias de hoje, que o Senado está aprovando uma lei de incentivo ao turismo interno e externo, permitindo ao turista estrangeiro descontar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) que incide sobre todos os produtos e serviços no país. Esta lei pretende investir U$ 12 milhões, sendo U$ 4,2 milhões destinados a atrair os turistas brasileiros (principal alvo do turismo argentino). Esta é uma forma de tentar reerguer a Argentina que encontra-se com um déficit de U$ 1,6 milhão com o turismo, anualmente, devido a crise.

3          GEOGRAFIA

                A Argentina possui uma área de 2.766.899 km² dividido em 23 províncias e a capital federal Buenos Aires, cujas principais cidades são Córdoba, Mandonça e Rosário.

            A população é de aproximadamente 36,9 milhões de pessoas onde 63% delas está entre a faixa etária de 14 – 64 anos. Em sua grande maioria a população argentina descende de europeus. E a religião predominante é o catolicismo romano.

O país está localizado na América do sul, ladeado a leste pelo oceano atlântico e a oeste pela cordilheira dos Andes, com fronteira com o Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil e Uruguai.

O território argentino distingui-se, em traços gerais, em três grandes áreas: a cordilheira do Andes, as planícies da região norte do rio Colorado e ao sul desse mesmo rio a série de mesetas que descem formando degraus para o oceano atlântico.

Como a Argentina apresenta grandes contrastes, encontra-se clima subtropical, temperado, árido e frio, resultantes das variações de altitude e outros fatores. Possui também desde espessas florestas subtropicais até zonas de escassa vegetação.

Tradicional exportadora de produtos agropecuários, que é seu setor fundamental de vendas para o exterior, os cereais são sua rubrica mais importante, destacando o trigo, cujo principal comprador é o Brasil. No setor pecuário seu principal produto é a carne bovina e a lã.

Privilegiada no setor sócio-cultural possui um dos níveis mais altos da América, perdendo apenas para E.U. A e o Canadá.

3.1        Argentina: o país dos seis continentes

Para compreender a Argentina é necessário subdividi-la em 6 regiões destacando suas principais províncias, seus aspectos geográficos e assim notar porque a Argentina é conhecida com o país dos seis continentes.

3.1.1       Noroeste, a região dos pontos culminantes.

A região noroeste é formada pelas províncias Jujuy, Salta, Catamarca, Tucumán, Santiago Del Estero, La Rioja, Córdoba, San Juan, San Luis e Mendonça. A região dos Andes, como também é conhecida, destaca-se pelos pontos culminantes e o lugar mais conhecido desta região é o Aconcagua - “sentinela de pedra” - com seus 6.959 metros. Podemos também encontrar vulcões nevados, desertos e planaltos, tudo sob um deslumbrante céu azulado e translúcido.

Por estar localizado na base da Cordilheira dos Andes onde o clima é seco e o céu normalmente é ensolarado, possui sede de estações de esqui, tem uma rica arquitetura, simpáticas praças e aventuras que podem tirar o fôlego tanto dos moradores, visitantes e turistas.

 O início do outono chega com a colheita da uva, reunindo em Mendoza grupos de colonos que realizam uma festa folclórica para os visitantes. Os almoços ao ar livre tem como cenário principal um conjunto de guitarristas e sanfoneiros vestidos a caráter entoando canções que falam do vinho e de sua influência na vida medoncina. Não falta nesta confraternização o tradicional churrasco preparado seguindo uma receita antiga e rudimentar acompanhado pelo tradicional vinho mendoncino.

            É uma emoção para o apreciador de vinhos visitar a cidade nessa época. Cada visitante ganha sua própria tesoura para cortar cachos de uvas com se fosse um colono. A colheita só é liberada após uma minuciosa avaliação do técnico da vinícola que analisa e indica o grau de manutenção das frutas.

A Argentina é considerada hoje o 5º maior exportador de vinho e Mendoza representa 70 % do vinho argentino sendo o responsável pela exportação de 20% de sua produção.  

3.1.2       A região das selvas e dos grandes rios

            É a região dos grandes rios, do trópico úmido, da terra vermelha e da floresta esplendorosa. Uma floresta virgem, repleta de árvores gigantes, flores exóticas e fauna extraordinária formam a apoteose da natureza onde a presença humana permanece nas ruínas jesuíticas missioneiras.

            Nessa área verde encontra-se as províncias de Formosa, Chaco, Misiones, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e os limites de Córdoba e Santiago Del Estero.

            A província que mais se destaca é a de Santa Fé de Vera Cruz, a qual foi fundada em 1573 por Juan de Garay. Sua capital, de mesmo nome, é caracterizada por ser uma cidade muito bonita e tranqüila, além de ser uma das mais importantes do setor central do país, graças à proximidade e transações que tem com Buenos Aires.

            Seu clima é temperado úmido, e é graças a ele que sua principal atividade é a agricultura.  A atividade portuária também é muito diferenciada, já que Santa Fé encontra-se em uma posição privilegiada: tem saída ao mar através dos rios Paraná e de La Plata. A grande possibilidade de pesca que apresenta esses rios santafesinos também constitui um dos principais atrativos turísticos.

            Mas não só os rios são os atrativos, Santa Fé possui uma diversidade de interessantes pontos turísticos, como, por exemplo, o Convento de San Francisco, que é um conjunto arquitetônico que data do século XVII. Também desse século, tem o Museu Histórico Provincial, que exibe objetos relacionados às missões jesuítas. Além desses, o Museu Provincial de Belas Artes, Solar do Convento de São Francisco, Teatro Municipal De maio, Museu Policial, e muitos outros.

            Outro destaque da região da selva dos grandes rios é as Cataratas do Rio Iguaçu conhecida como “selva das grades águas”.  Um cenário surrealista onde o poder das águas se espalha numa majestosidade imponente. 

3.1.3       A patagônia andina

A beleza que a cordilheira do Andes derrama sobre as províncias patagônicas é o que a diferencia de qualquer outra parte do mundo. Bosque milenar e silencioso, de espécies de vegetais autóctones estendem pelas margens de sereno espelho d' água e nos cumes das montanhas mais belas da terra, uma natureza se desprende furiosa em picos graníticos terciários e campos de gelos que derramam suas línguas glaciais em lagos de beleza sem igual. No sul, a terra Del Fuego, a cidade mais austral do mundo e porta aberta para a imensa e misteriosa Antártida.

A patagônia Andina é destacada por possuir a maior variedade de fauna do mundo e por pontos turísticos maravilhosos como Parque Nacional Lanín, no qual se encontra um vulcão chamado Lanín. Próximo a este parque está Cerro Chapelco, umas das estações de inverno mais importantes da Argentina e também o parque nacional Nahuel Huapi, e o parque nacional Los Alercer.

Há também o Parque Nacional Tierra del Fuego que conserva diversas espécies de fauna e flora, além do Parque Nacional de Los Glaciais que forma um cenário de impressionantes geleiras que descem do campo de gelo continental com vertente Atlântica e se desfazem em enormes torres sobre as águas dos lagos Videma e Argentinos.

Todos os parques fazem da Patagônia Andina um lugar ideal para acampamentos, caminhadas e diversos esportes.

A região da Patagônia Andina conta também com a cidade mais meridional do mundo, Ushuaia ,situada nas margens do Canal Beagle que conta com uma exuberante natureza.

Esta região destaca-se também pela pesca esportiva devido aos grandes lagos cujos principais peixes encontrados são o salmão e a truta.

3.1.4       A patagônia atlântica

 Impressionantes mamíferos e a maior concentração de aves marinhas do mundo habitam por algumas temporadas as agrestes costas patagônicas para cumprirem parte do seu ciclo vital; além da maior colônia de pingüins Magalhânicos do planeta.

Colônias de lobos marinhos brincam nos ilhéus e restingas enquanto na Península Valdés, região continental da Patagônia, afluem os elefantes marinhos e as baleias francas do sul que vêm procriar.

Conta também com a Reserva Natural Ria Del Deseado. Aqui habitam pingüins magallânicos, corvo-marinhos, biguás, gaivotas, rapineira, pombos antárticos e lobos marinhos.

 O destaque da Patagônia Atlântica é o Monumento Natural Bosque Petrificado localizado a 225 km a oeste de Puerto Deseado. Há 150 milhões de anos este lugar era um vergel que desapareceu por causa da ação vulcânica.

O centro urbano mais importante da região dispõe de indústria de carne bovina e um porto responsável pelo transporte de carvão extraídos das minas do Rio Turbio. Próximo do rio Gallegios está a Lagoa azul, que fica dentro da cratera de um vulcão extintos, e a Islã deseada que permanece unida ao continente em maré baixa.

3.1.5       la pampa, a região do gaúcho

La Pampa é uma extensa planície de pastagens que cobrem a quarta parte do território argentino. Berço do gaúcho legendário concentra todas fantasias românticas sobre a Argentina. Extensos campos de alfafa, sorgo, trigo, milho ou girassol crescem sob um céu azul sem fim e prados que a vista não pode alcançar formam pastagens para milhares de cabeças de gado. Para completar este cenário avista-se dos nobres solares das fazendas os cavalos atados na cancela e os gaúchos tomando mate debaixo à sobra de um ombú.

Este importante centro agrícola e pecuário ainda conserva as suas regiões empedradas e casarões do século passado, como a taberna la blanqueada do Parque Criollo e o Museu Gauchesco. Nas imediações destacam-se o velho posto de observação para prevenir os ataque dos índios, as fazendas La Bamba, La Porteña, Cina Cina, Los patrícios, El Ombú e la Oracions.

3.1.6       a elegante buenos aires

Buenos Aires é uma das maiores cidades do mundo com cerca de 11 milhões de habitantes, onde se concentram os centros político, econômico e cultural de toda nação argentina. É também a cidade mais elegante e ativa da América do Sul rodeada por uma esplêndida natureza.

Cidade de dinâmicas atividades Buenos Aires soube conservar suas velhas tradições e seus lugares mais íntimos. 

É da província de Buenos Aires o título de país mais europeu da América Latina, seja pela arquitetura de seus edifícios ou pela própria população de grande descendência do velho continente. Talvez por isso seja fácil sentir-se fascinado pelo seu ambiente, pois cada um de seus bairros têm uma enorme variedade de cultura e comércio.

4          CULTURA E ARTE ARGENTINA

            “A cultura é indefinível, mas é também a única obra eterna do homem”.

(CALDAS, Wandenyr).

            A cultura é o acúmulo de todas as crenças, costumes, comportamentos e expressões sociais que são passadas de geração para geração durante toda a história de um povo.

            Entretanto, nos países colonizados esse acúmulo foi obtido através da mistura entre a cultura dos nativos e a cultura imposta pelos colonizadores.

A cultura argentina nasceu a partir da apropriação do território nacional por volta de 1520 pelos espanhóis. Durante a invasão no país, os nativos indígenas tiveram suas crenças, ritos, ídolos e monumentos destruídos pelos sacerdotes do catolicismo enviados pelo governo espanhol.

            Os sacerdotes queriam implantar o cristianismo para assim, civilizar estes povos considerados pagãos. Todavia, a catequização deu-se por meio da música, pois foi a melhor maneira que os missionários encontraram para os indígenas aceitarem o cristianismo.

            Toda essa imposição religiosa acarretou por criar escolas de artes e ofícios onde os nativos aprenderam a fabricar seus instrumentos musicais. Isto resultou numa grande influência na cultura musical da Argentina, a qual é vivida até os dias de hoje.

A variada riqueza folclórica adquirida no país abrange danças nativas, como o el gato, pericón, malambo, zamba e la samba, cuja dança é composta por um ritmo binário herdado pelo povo Inca, uma sociedade miscigenada de negros e índios.

Para compreender a cultura argentina e estimular a curiosidade natural dos homens por descobrir e apreciar novos comportamentos e crenças é necessário que se deixem de lado o sentimento etnocêntrico para aceitar a nova cultura.

4.1        a história do tango

Outro destaque folclórico é o tango argentino que surgiu quando cafetões, homens de ação, valentes, artesãos, marinheiros e peões misturavam-se nos bares, prostíbulos e academias de baile para desfrutar dos “prazeres da vida” envolvidos num repertório ainda não definidos de mazurcas, habaneras, polcas, valsas e milongas. E foi a partir daí, dessa mistura de ritmos que começa a surgir o tango, em meados do século XIX.

            Esta mistura de ritmos, que posteriormente transformar-se-ia no tango, era apenas dançado por homens, pois mulheres que freqüentavam estes locais eram mal vistas pela sociedade. Assim, os homens dançavam em pares.          

            A melodia provinha de flautas, violino e violão, sendo que a flauta foi substituída pelo “bandoneón” – espécie de sanfona. Os imigrantes acrescentaram ainda todo seu ar nostálgico e melancólico e desse modo, o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um “sabor” único.

            Embora tudo indique que os primeiros tangos apareceram por volta de 1880, na realidade aquela melodia ainda não era o tango como é conhecido na atualidade.

            O tango passou a tomar a forma que tem hoje quando foi renovado por Astor Piazzola, por volta dos anos 60, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

            Atualmente, o tango é muito difundido e conhecido como música predominante de Buenos Aires. Ele se expressa como uma música instrumental, canção, dança e arte interpretativa. E apesar das sucessivas dualidades de opiniões sobre o tango, este ritmo e dança tornaram-se um verdadeiro espetáculo, onde seus trajes e passos “mágicos” encantam qualquer um.  

4.2        o mate

            Em todo território argentino é muito apreciado a bebida mate, este é consumido em qualquer ocasião e preparado de diversas maneiras, adaptando-se a qualquer região do país e seus gostos.

            A forma mais comum de preparação do mate é o processamento de ervas secas, depois são depositadas em um recipiente feito de cabaça e por fim, acrescenta-se água fervente.

            Há também um ritual na apreciação do mate. A infusão do mesmo deve ser de pouco a pouco, por meio de um canudo de prata.

            Nas províncias de Misiones e Corrientes, o mate é consumido frio e recebe o nome Tereré. Porém, quando este é consumido em grupo sua denominação é Roda do Mate.

            Os argentinos criam diversos significados  para o mate de acordo a variação do gosto, por exemplo: mate amargo - indiferença; mate doce -amizade; mate com canela - pensamentos; mate com açúcar queimado -simpatia; mate com casca de laranja - sentimentos; mate com melissa - “sua tristeza me entristece”.

  4.3        bandeira argentina

                        A bandeira da Argentina foi criada pelo general Manuel Belgrano, no lugar onde hoje esta a Cidade de Rosário. O dia da Bandeira é comemorado em 20 de Junho, data de seu aniversário da morte do seu criador.

              Constituída por três faixas horizontais, sendo que duas são de cor azul claro ou celeste e a faixa central branca. No centro desta há um sol dourado de 32 pontas que leva um rosto desenhado.

              Existem várias razões que justificam as cores da bandeira: a mais popular e poética diz que foi inspirada nas cores do céu, já a versão dos historiadores afirma que o azul celeste e o branco eram a cor da família Bourbon que governava a Espanha na época e que por isso os revolucionários teriam começado a propagar o uso dessas cores com0 forma de despistar a atenção da metrópole em relação a iminente independência.

4.4        datas comemorativas

Datas comemorativas

1 de janeiro: ano novo

1 de maio: (dia do trabalhador)

25 de maio: dia da liberdade: 1810, o governo do Vice-rei delegado da Espanha foi substituído por uma junta de governo composta por residentes locais através de um serie de movimentos populares.

20 de junho dia da bandeira

9 de julho dia da independência:

20 de junho: Dia da Bandeira;

12 de outubro (dia de Colombo).

8 de dezembro – dia da imaculada conceição

4.5        Destaques turísticos

            Em Buenos Aires encontra-se o edifício mais alto do país, o luxuoso Lê Parc com seus cinqüenta andares.

            Colón, destacado por sua acústica, é o teatro lírico mais importante da América Latina e conhecido como um dos 5 (cinco) mais famosos do mundo.

            A Argentina tem hoje 7 (sete) lugares declarados pela UNESCO, patrimônios da humanidade. Eles são:

·        Estância Jesuítas: destacam-se pelas igrejas de estilo barroco e pela Universidade de Córdoba.

·        Tampalaya: onde é possível ver figuras feitas nas rochas pelo vento.

·        Península Valdés: nessa região todos os anos chegam a sua costa a mais variada fauna marinha da Argentina; os turistas, entre os meses de setembro e março, podem ver baleias, focas, lobos e elefantes marinhos, pingüins e uma enorme variedade de aves.

·        Parque Nacional dos Glaciares: uma área oeste de Santa Cruz com montanhas e enormes lagos.

·        Cueva  de las Manos: no noroeste de Santa Cruz, encontram-se uma coleção de arte rupestre de mais de 9.000 anos (nove mil). Os contornos de mãos humanas e figuras de animais são as provas dos primeiros habitantes do lugar antes da chegada do europeu no século XVII.

·        El Valle de la Luna: localizado em San Juan, os vales foram formados por matérias duras e o tempo lhes deu curiosas formas. Nesta região encontra-se diversos fósseis de dinossauros.

·        Cataratas do Iguaçú: é uma das maiores quedas d’água, com mais de 400 (quatrocentas) espécies de aves, um verdadeiro paraíso.

5          Gastronomia Argentina

O significado simbólico da culinária Argentina baseia-se não apenas na comida, mas sim no ato de comer e cozinhar com outras pessoas, simbolizando fraternidade, companheirismo e solidariedade entre os homens.

As famílias costumam reunir-se no horário de almoço, pois esta é a refeição mais importante e mais farta do dia. Outro costume nessas reuniões familiares é a presença da carne assada onde cada uma das diversas partes da carne bovina é degustada com seu corte especifico

A gastronomia Argentina é marcada por uma culinária bem variada no qual é possível ter desde a típica carne bovina até os mais variados tipos de peixes e suas variações. Esta diversidade se dá por a Argentina apresentar grandes contrastes geográficos segundo a caracterização descrita anteriormente.

Sendo assim, cada região sofreu fortes influências indígenas e européias fazendo com que a gastronomia Argentina se tornasse diversificada e acessível para todos os gostos e possibilidades.

            Apesar dessa variação gastronômica o prato mais típico do país é a carne de vaca assada, que na Argentina é preparada de diferentes formas entre si em cada região fazendo com que a carne argentina possua muito prestigio em todo o mundo devido ao seu corte e qualidade.

            No centro, por exemplo, utiliza-se brasa em baixo da carne que permanece cozinhando em fogo baixo até chegar ao ponto; já no sul coloca - se a carne debaixo da terra para proteger dos fortes ventos da região obtendo assim um autentico prato indígena. No norte o assado é preparado em grandes canaletas para que o fogo feito de madeira não modifique o sabor da carne.

5.1        A Gastronomia Segundo as Regiões:

Na região do nordeste a gastronomia é geralmente formada pela carne de gado zebu, servido como churrasco no espeto e peixe dourado, surubim, pacu, sabalo, pati e bagre preparados na brasa ao forno ou enfarinhados.

            Em Misiones e Formosa o Locro Norteño que é prato a base de carne, milho verde, za palle (abóbora e mandioca) são muito consumidos, apesar de terem forte influência paraguaia.

            O perfil gastronômico da zona noroeste se resume a província de Mendoza. A cozinha é um pouco mais picante e o prato típico da região é a parrillada, além da empanada, pastelzinho de forno recheado com carne, cebola, azeitona, temperos e ovo cozido, que deve ser obrigatoriamente caseira e servida sempre quentinha às visitas no fim de tarde.

            Os doces são também o forte de Mendoza e por ser uma região de predominância rural há vários doces em compotas, marmeladas e geléias caseiras.

 A zona oceânica é um catalogo de abundância de espécies como mero, abadejos, merluza e trutas e seu principal representante na gastronomia é a região da Patagônia,

A imensa geografia patagônica, seus imigrantes e os nativos empregaram nela a cozinha mais diversificada do país com pratos típicos elaborados desde a base de truta, salmão, frutos do mar, carne de carneiro e pratos adaptados trazidos pelos imigrantes europeus como o Chucrut, Raclette e o Fondue.

Contudo, a região cordillherana também é uma reconhecida produtora de frutas finas e seca, que doces de marmelada, groselha, rosa mosqueta e amora, se destacando também pela produção de chocolate.

A região dos lagos, que pode ser compreendida pela região que vai desde San Martin até Junin de Los Andes, passando por Bariloche prepara o melhor javali a Borgonha com costeletas em forma de medalhão acompanhados de chucrut de todo o país.

San Carlos de Bariloche é conhecida pela sua refinada gastronomia representada pelos produtos defumados, foundues de queijo ou chocolate, carne de cervo e javali, trutas e salmões de viveiro e nada menos que 130 variedades de chocolate que encantam e deslumbram os turistas.

As frutas silvestres e cultivos locais possibilitam o desenvolvimento de pequenas indústrias artesanais na região dos Lagos possibilitam a elaboração de doces e compotas.

            A Argentina conta também com bebidas como A chicha (bebida de farinha de milho e água que se fermenta em panela d e barro e depois se serve), a aloja (que se obtém da fermentação das vagens de alfarrôba), e os excelentes vinhos de Mendonza, San Juan e La Rioja, além do vinho branco torrontês de Cafayate e a sidra de Calingasta.

            A principal região produtora de vinho do país é Mendoza sendo ela a responsável por 70% dos vinhos e das vinícolas argentinas, e atualmente para a alegria e orgulho dos argentinos é considerado o 5º maior produtor de vinho do mundo.

Além destas, a Argentina é o principal consumidor de erva mate do mundo, cuja primeira plantação da erva foi em 1903, em Misiones e hoje é também cultivada na província de Corrientes.

5.2        O Vinho

A argentina é considerada o maior consumidor de vinho da América Latina e começa se preocupar com a exportação, pois devido ao grande consumo interno de vinho, as vinícolas não se preocuparam em  produzir vinhos  de boa qualidade e dentro dos  padrões internacionais.

Entretanto esta situação mudou nos últimos anos os produtores  estão investindo nas vinícolas equipando e produzindo vinhos tintos e brancos e que vêm colecionando elogios dos conhecedores .

A região que mais se destaca é Mendoza  e sem dúvida é sinônimo de vinho fino argentino e concentra perto de 60% da produção e a grande maioria das vinícolas, região com vinhedos irrigados pelos rios que correm dos Andes por milhões de poços artesianos.

San Juan é considerada a segunda maior produtora, Região de vinhos comuns e na região fr Salta o destaque fica por conta do brancos aromáticos feitos com a uva Torrontes, característica da Argentina. Já no sul na região de Rio Negro há a cultivação somente de uvas finas pois as comuns não amadurecem em zona tão fria.

A cepa majoritária tinta da Argentina é a Malbec, que dá muitos vinhos tradicionais e acrescenta um toque de originalidade ao vinho argentino. Na argentina a Malbec deu-se muito bem na região de Mendoza e provavelmente nesta região é feito o melhor vinho desta uva no mundo pois o clima particular da Argentina garante o tempo extra e a Malbec se exprime totalmente.

Com em todos os lugares na Argentina se produzir vinhos simples aos mais sofisticados que acompanham assados e outros que peçam vinhos tintos mais encorpados.

5.3        Doce de Leite

                Contam os livros de história que em 17 de junho de 1829, chegou a Canuellas o General Llavalle para propor um acordo que seria o primeiro passo para a organização nacional com Juan Manoel Rosa,

            Lavalle, visivelmente cansado chegou a casa de Juan Manoel e não o encontrando adormeceu em sua tenda. A mulata que trabalhava neste acampamento estava preparando o leite com o açúcar do patrão quando encontrou Lavalle descansando no quarto de Rosas.

            Assim, assustou-se e deixou a lechada no fogo, enquanto corria para avisar seu patrão do novo “hospede”.

Após avisar seu patrão, voltou á cozinha e encontrou um creme espesso de cor marrom na panela a da "lechada" daí surge o doce de leite.

            Como afirma a gastronomia Emmy de Molina o doce de leite surgiu na Argetina, por isso, neste país foi criado e é comemorado até os dias de hoje, o dia Del Dulce de Leche.

6          Planejamento e Projeto do Festival Gastronômico

Com a proposta de elaborar um Festival Gastronômico para a conclusão do 4° período de Administração Hoteleira, foi atribuída aos alunos a tarefa de apresentar a cultura, história e gastronomia dos países selecionados pelo professor Celso dos Santos Silva.

Coube ao grupo 5 elaborar e apresentar o Festival Gastronômico Argentino onde o projeto se deu por criações e decorações baseadas na cultura argentina.

Para coordenar as partes constituintes do projeto foi elaborado um método no qual os componentes reuniam-se para determinar os assuntos a serem pesquisados, discutir quais materiais de pesquisa, como este seria apresentado posteriormente e, limitar o tempo e a amplitude do mesmo. 

O método adotado é formado por 5 estágios descritos a seguir:

1°- Compreensão do ambiente do trabalho: o projeto teve seus graus de incerteza devido a espera de respostas dos patrocinadores e colaboradores, de trabalhos apresentados anteriormente, disponibilidade de recursos, além da dedicação dos componentes e colaboração dos convidados. Tudo isso, seria avaliado no dia da apresentação no laboratório de Alimentos e Bebidas para em média 60 convidados.

2° - Definição do projeto: o projeto tem como objetivo apresentar uma nova visão do que é a Argentina, com ênfase na cultura gastronômica do país proporcionando aos convidados a curiosidade de conhecer melhor a diversidade que este país lhe oferece.

Para que este objetivo fosse alcançado, a estratégia adotada foi oferecer aos convidados um ambiente decorado tipicamente nos padrões argentinos, onde traços marcantes de cada região foram apresentadas do lado externo do Laboratório de Alimentos e Bebidas.

Outro recurso utilizado para a ambientação foi o uso de músicas e dança típica do país, além da oportunidade da presença de quatro convidados degustarem do cardápio elaborado pelo grupo Seguindo as tradições culinárias argentinas.

3° - Planejamento do projeto: o grupo teve 2 (dois) meses para planejar e concretizar o projeto inicialmente proposto pelo professor Celso Silva. Paro o início do projeto foi necessário definir os recursos a serem utilizados como: reuniões do grupo, visitas técnicas, pesquisas e treinos.

            4° Execução técnica: a partir do Gráfico de Gantt procuramos expor e planejar as atividades necessárias para a realização do festival. Esse gráfico auxilia no controle e sucessão das atividades; onde se identificou o tempo de duração das mesmas, recursos necessários, procedimentos, limitações de programação e a preparação da apresentação.

6.1        GRAFICO DE GANTT

Abaixo segue o gráfico de Gantt, identificando as atividades realizadas para a apresentação no festival gastronômico (macrooperação).

6.2        ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - MACROOPERAÇÃO -

1ª                  02/09 * 02/09 – sorteio dos países aos grupos

2ª                  03/09 * 06/09 – definição das atividades a serem realizadas na apresentação

3ª                  07/09 * 12/09 – divisão das tarefas quanto as pesquisas

4ª                  13/10 * 16/09 – pesquisa das bebidas mais consumidas pelos argentinos

5ª                  17/10 * 20/09 -  divisão de tarefas operacionais na apresentação

6ª                  21/09 * 23/09 – visita técnica ao restaurante Patagônia

7ª                  24/09 * 25/09 – reunião dos materiais pesquisados

8ª                  26/09 * 27/09 – ida ao Equipotel para procura de patrocínio

9ª                  28/09 * 28/09 – elaboração do cardápio

10ª          29/09 * 30/09 – reunião para definição de patrocinadores e elaboração da carta de apresentação

11ª              30/09 * 03/10 – ida ao consulado argentino

12ª              04/10 * 04/10 – teste do prato principal – treino

13ª              05/10 * 05/10 -  ida ao Ceasa, elaboração da salada

14ª              05/10 * 07/10 – pesquisa de fotos da Argentina

15ª              07/10 * 11/10 – elaboração dos slides

16ª              12/10 * 12/10 – elaboração teórica dos drinques para definição das bebidas a serem compradas

17ª             13/10 * 13/10 – compra das principais bebidas

18ª             14/10 * 15/10 – elaboração prática das bebidas

19ª             16/10 * 16/10 – ida ao Ceasa

20ª             17/10 * 17/10 -  treino para cronometragem

21ª             18/10 * 18/10 – visita técnica ao Dr. Chê

22ª             19/10 * 19/10 – reunião das pesquisas iniciando assim o trabalho escrito

23ª             20/10 * 20/10 – segunda visita ao restaurante Patagônia

24ª             21/10 * 21/10 – retorno ao consulado argentino

25ª             22/10 * 23/10 – elaboração da decoração dos pratos e bebidas

26ª             23/10 * 24/10 -  treino do bar

27ª             25/10 * 25/10 – treino da apresentação cozinha

28ª             26/10 * 26/10 – confirmação do patrocínio de mesas

29ª             27/10 * 02/11 - elaboração da decoração

30ª             30/10 * 30/10 – aquisição dos uniformes através de patrocínio

31ª             31/10 * 31/10 -  retorno ao restaurante Rincón

32ª             01/11 * 01/11 – aquisição das louças patrocinadas

33ª             01/11 * 01/11 -  confirmação do patrocínio da dança de tango

34ª             01/11 * 01/11 -  treino no laboratório de Alimentos e Bebidas

35ª             03/11 * 03/11 – treino da cozinha

36ª             04/11 * 04/11 –  montagem e organização do salão e cozinha

37ª             04/11 * 04/11 -  apresentação

38ª             05/11 * 05/11 – devolução dos uniformes

39ª             08/11 * 08/11 – devolução das louças

            Além das atividades que fazem parte da macrooperação, foram analisadas as microoperações relacionadas as atividades da cozinha e do bar.

  6.3        ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO  - MICROOPERAÇÃO –

·        Cozinha:

COMPONENTE 1 - Marília

21:15 * 21:18 – fatiar o pão de miga / colocar no prato de couvert / cortar o tomate

21:18 * 21:20 - ralar as batatas / temperá-las

21:20 * 21:50 – picar as maçãs / colocá-las para cozinhar

21:50 * 21:58 - fritar as batatas

21:58 * 22:02 – fazer as trouxinhas de panqueca

22:02 * 22:04 - montar a sobremesa

COMPONENTE 2 - Marisa

21:15 * 21:25 – preparar o patê de queijo / montar o tomate com o patê e salsinha como decoração

21:25 * 21:36 – preparar o molho da salada / temperar / colocar no puxa – saco

21:36 * 22:03 – temperar e cozinhar o arroz para cozinhar

22:03 * 22:10 – fazer o molho de amêndoas

22:10 * 22:11 – flambar as panquecas

22:20 * 22:13 – montar a sobremesa

COMPONENTE 3 - Pâmela

21:15 * 21:121 – colocar água para ferver / temperar e levar ao fogo o filé de truta

Azeitona

21:21 * 21:41 – picar os picles e o ovo / ralar a cenoura / cortar o pepino beterraba e 21:41 * 21:49 – montar os pratos da salada

21:49 * 21:54 – fazer as rosas de tomate / montagem do prato principal

21:54 * 21:59 – montar o prato principal

21:59 * 22:02 – cortar as maçãs

·        Bar:

1ª Bebida: total de 1:05 minutos

10 Seg. - colocar gelo no copo.

15 Seg. - colocar 30ml de Vermute Branco no dosador e despejar no copo.

15 Seg. - colocar 30ml de San Raphael no dosador e despejar no copo.

10 Seg. - colocar 15ml de Club Soda direto no copo.

15 Seg. - cortar uma rodela de limão e colocar na borda do copo como decoração.

2ª Bebida: total de 2:18 minutos

20 Seg. – fazer a mistura de Curaçau Blue com corante azul comestível.

10 Seg. – espalhar um pouco de açúcar cristal em um prato

15 Seg. – colocar o copo com a borda para baixo na mistura do Curaçau e corante

15 Seg. – colocar o copo com a borda para baixo no açúcar cristal

10 Seg. – colocar gelo na coqueteleira

15 Seg. – colocar 40ml de San Remy no dosador e despejar na coqueteleira

15 Seg. – colocar Licor de Pêssego no dosador e despejar na coqueteleira

05 Seg. – colocar 10ml de leite condensado direto na coqueteleira

08 Seg. – bater a coqueteleira

07 Seg. – colocar gelo no copo

07 Seg. - colocar 15ml de Curaçau Blue no copo

06 Seg. – despejar o conteúdo da coqueteleira no copo

6.4         Apresentação do Trabalho

             A concretização do projeto gastronômico argentino foi no dia 04 de Novembro de 2002, no Laboratório de Alimentos e bebidas realizado às 21 horas e 15 minutos.

             Além da presença de nossos colegas de classe e familiares, contamos também com a participação de dois convidados, um escolhido pelo o grupo e o outro estipulado pelo professor: a Sra. Liliane Mercedes – proprietária da confeitaria Patagônia; e Sr. Carlos Alberto coordenador do curso de Administração da UNIBERO.

6.5        Subdivisões da Apresentação

             A apresentação foi subdividida em quatro partes, sendo elas: a produção de alimentos, a produção de bebidas, o serviço e a exposição do País Argentina.

             Para melhor caracterizar a Argentina, ambientou-se o laboratório de alimentos e bebidas em duas distintas para que os convidados se interagissem melhor com a apresentação.

             Assim, na parte externa foi montada uma mini maquete das diversas regiões da Argentina e uma apresentação de slides com fotos dessas regiões; na parte interna do laboratório de alimentos e bebidas, foi montado um restaurante “El Sabor Del Tanto" – com todo o glamour de Buenos Aires, com música e dança típicas argentinas.

             O grupo estava devidamente uniformizado e representando algo em particular: no bar, as veste lembravam a bandeira Argentina; a garçonete e o garçom representaram o casal mais famoso do país, Juan Perón e Evita; a oradora trajava roupas típicas da dança do tango; e por sua vez, as cozinheiras não dispensaram o uniforme padrão branco, apenas implementaram com uma touca azul.

             Para a decoração do restaurante el Sabor Del Tango foram utilizados 16 (dezesseis) mesas de alumínio coberta com toalha branca, sobre elas foram colocadas velas e folders dos patrocinadores. Nas paredes foram anexados fotos ilustrativas das regiões. No bar, um grande arranjo de girassol e velas.

6.6        O serviço

             Na parte de serviço, tivemos um principal e um auxiliar, no qual o primeiro se deteve aso quatros convidados para a degustação do cardápio e o segundo aos demais convidados.          

             O serviço auxiliar teve a responsabilidade de colocar sobre as mesas dos convidados um couvert aperitivo para a degustação do patê de queijo, alem de apreciarem as bebidas típicas argentinas.

             Já o serviço principal teve toda a preocupação de seguir os padrões elegantes de um bom atendimento.

             Foram realizados todos os serviços preliminares, antes de se iniciar a apresentação. Entre eles “mise in place” da sala: arrumar os arranjos de flores, polir utensílios.

             A modalidade de serviço utilizada foi o Americano, onde o garçom traz o prato pronto da cozinha e serve o cliente l utilizando a seguinte ordem:

             Servem-se primeiros às senhoras, segundo as senhoritas, terceiro os senhores e por fim os jovens. De acordo com as regras os pratos são servidos pela direita do cliente e retirados pela esquerda, tendo a preocupação de não colocar o dedo polegar na borda do prato.

             As bebidas são servidas pela esquerda do cliente e os copos retirados pela direita, segurando o copo ou taça pela haste ou na parte baixa do copo.

             Na execução deste tipo de serviço, o garçom segue a seguinte rotina:       

  • Quando o cliente se sentar a mesa, serve-se á água para fazer a higiene das papilas gustativas.
  • Serve-se o couvert, depois a bebida aperitiva, que normalmente é uma bebida forte, seca ou amarga.
  • Após retirado o prato serve-se o prato de entrada e depois a bebida de acompanhamento do prato principal.
  • Por fim o coquetel digestivo é servido após os convidados terminarem de degustarem a sobremesa.
6.7        Ficha Técnica

            A Ficha Técnica é uma ferramenta na qual deve-se descrever todos os ingredientes que compõem o prato a ser servido, deve constar também quantidade exata para a elaboração do mesmo além da parte contábil – fator de correção, quantidade corrigida e custo.

            O principal objetivo da ficha técnica é fazer com que haja uma padronização na elaboração dos pratos, definir a ordem do preparo, as guarnições a serem acompanhadas ao prato e controlar os custos.

            Segue abaixo as Fichas Técnicas dos pratos servidos na apresentação do Festival Gastronômico.

6.7.1       FICHA TÉCNICA: COUVERT

Receita: Patê de queijo

Nº de porção: 4 porções

ingredientes

quantidade

 

Custo por kg

Custos final

Queijo parmesão

70

gr

17,00

1,19

Queijo Roquefort

70

gr

15,00

1,05

Queijo Gouda

50

gr

14,90

0,75

Maionese

25

gr

3,00

0,15

Creme de leite

50

ml

10,00

0,50

Salsinha

0,20

gr

1,00

0,10

Azeitona preta

0,50

gr

14,00

0,70

Tomate

2

unid.

1,00

0,20

Pão de miga

6

fl

2,50

0,70

     

Total

5,34

     

Percapta

1,33

Modo de preparo:

1º Triturar os queijos no liquidificador, acrescentar a maionese e o creme de leite até ficar com uma consistência pastosa.

2º Acrescentar a salsinha e a azeitona picada

3º Cortar os tomate ao meio e retirar a poupa como corte ornamental coroa.

4º Rechear os tomates com patê de queijo e decorara com uma folha de salsinha

5º Colocar o tomate no centro no prato e ao lado acrescentar o pão de miga

Modo de preparo do pão de miga:

Conservar o pão de forma envolto a um pano úmido e retirar o pano apenas quando for servir cortado em forma de estrela.

6.7.2       Ficha técnica Salada ao molho argentino

Receita: salada ao molho Argentina

Nº de porção: 4

Ingredientes:

quantidade

 

Custo por kg

Custos Finais

Alface crespa

1

1,00

1,00

Agrião

1

1,20

1,00

Cenoura

200

gr

1,30

0,26

Pepino

100

Gr

1,50

0,15

Beterraba

100

Gr

1,30

0,13

Azeitonas

15

gr

14,00

0,21

Pickles

50

gr

14,00

0,70

Maionese

50

gr

3,00

0,25

Ovos

2

uni.

1,50

0,24

Sal

10

gr

0,80

0,01

Pimenta do reino

10

gr

1,50

0,02

     

Total

4,21

     

Percapta

1,05

Modo de preparo

1º Retalhar a folha de alface e dispor no pato em formato circular

2º Fatiar o pepino em lâminas

3º Cortar uma cenoura em formato ornamenta de coral (4 unidades)

4º Ralar 1 cenoura

5º Rodear a cenoura com as laminas de pepino

6º Colocar a cenoura ralada no meio do alface e colocar a coroa de cenoura sobre a cenoura ralada

7º  Entre o pepino e o alface dispor galho pequenos de agrião

8º Com a beterraba, fatiada a portuguesa e após cortar em juliene.

9º Sobre o alface dispor separadamente as fatias de beterraba

10º Com o sacapucha colocar o molho argentino em pequenas porções

11º Para decorar acrescentar 1 azeitona sobre o coroa de cenoura

FICHA TÉCNICA: Prato Principal

Receita: Truta ao molho de amêndoas

Nº de porção: 4

Ingredientes:

quantidade

 

valor por kg

custos

Filé de truta

380

gr

11,00

4,18

Vinagre

100

ml

2,10

0,21

Vinho Branco

100

ml

3,50

0,35

Sal

30

gr

0,80

0,02

Pimenta do reino

10

gr

5,25

0,15

Alho

20

gr

8,00

0,16

Amêndoas laminadas

100

gr

10,00

1,00

Manteiga

20

gr

6,00

0,12

Papel alumínio

80

cm

2,20

0,20

     

total

6,38

     

percapta

1,60

Modo de preparo:

1º Deixar marinado os Filés de truta no vinho branco cerca de 2 horas.

2º Levar as trutas ao forno envolto ao papel alumínio por 25 minutos.

3º Em uma frigideira derreter a manteiga, acrescentar a amêndoa, sal e a pimenta do reino e deixar cerca de 5 minutos.

4º Retirar a truta do forno, dispor no prato ao lado da guarnição e acrescentar o molho de amêndoas sobre a truta.

Receita Guarnição: batatas a moda Argentina e arroz branco

Nº de porção: 4

ingredientes:

quantidade

 

custo por kg

custos

Batata

200

unid.

1,20

0,24

Queijo prata

100

gr

4,00

0,40

Ovos

2

unid

1,50

0,24

Sal

5

gr

0,80

0,04

Pimenta do reino

5

gr

1,50

0,02

Alho

15

gr

8,00

0,24

Salsa

30

gr

1,00

0,03

Óleo

30

Ml

1,70

0,05

Arroz

1,50

gr

3,80

0,57

     

total

1,80

     

percapta

0,45

Modo de preparo:

1º Ralar a batatas

2º Retirar o excesso de água e acrescentara o queijo ralado, sal, pimenta e alho.

3º Misturar e acrescentar os ovos e a salsa picada

4º Levar a frigideira para fritar em pequenas porções redondas

6.7.3       FICHA TÉCNICA: SOBREMESA

Receita de: Panqueca de maçã flambada com sorvete de chocolate

Porção:

Nº de porção:

ingredientes:

quantidade

 

Custo por kg

custos

Farinha

50

gr

1,10

0,06

Leite

50

ml

1,40

0,07

Sal

10

gr

0,80

0,01

Ovos

1

unid

1,50

0,12

manteiga

30

gr

6,00

0,18

Maçãs Argentina

4

unid

0,75

3,00

Baunilha

3

gt

3,00

0,03

Limão

½

unid

1,00

0,05

Conhaque

100

ml

8,00

0,80

Suco de laranja

40

ml

2,00

0,08

Açúcar

100

gr

1,20

0,15

Sorvete de creme

200

gr

8,00

1,60

Hortelã

10

gr

1,00

0,10

Canela

30

gr

1,50

0,05

     

total

6,76

     

percata

1,69

Modo de preparo:

1º Bater no liquidificador a farinha, o leite, o sal, o ovo até ter uma consistência homogênea.

2º Fritá-las com um pouco de margarina

3º Picar as maças em cubos e reservar uma maçã para decoração

4º Colocar para cozinha as maças e o suco de limão

5º Depois de cozido, acrescentar a baunilha, açúcar e a canela, deixar no fogo por mais dois minutos.

6º Rechear as panquecas com as maçãs

7º Derreter a manteiga

8º Acrescentar o açúcar caramelizar

9º Acrescentar o suco de laranja e deixar levantar fervura

10º Colocar as trouxinhas na frigideira

11º Acrescentar o conhaque para flambar

12º Decorar o prato com canela, salpicada ao redor do prato e metade de uma maça laminada.

13º Dispor a panqueca no centro do prato e acrescentar o sorvete e as maçãs laminado ao lado das trouxinhas

14º Decorar com uma folha de hortelã sobe o sorvete.

6.7.4        FICHA TÉCNICA APERITIVO

Receita: Aperitivo El Sabor Del Tango

Porção:

Nº de drink:: 4

INGREDIENTES:

QUANTIDADE

F.C

Q.CORRIGIDA

CUSTOS

Vermouth branco

200

Ml

4,00

0,80

San Rafael

200

Ml

6,00

1,20

Club Soda

240

Ml

1,50

3,00

Limão

½

Unid.

1,00

0,10

     

Total

5,10

     

Percapta

1,27

Modo de preparo:

1º Completar o copo com gelo.

2º Colocar vermuth branco

3º Acrescentar o San Rafhael

4º Completar com Club Soda

5º Decorar o copo com uma rodela de limão

6.7.5       FICHA TÉCNICA: Digestivo

Receita :Coquetel Buenos Aires

Porção:

Nº de porção:

INGREDIENTES:

QUANTIDADE

F.C

Q.CORRIGIDA

CUSTOS

Sta. Ramy

160

ml

8,90

1,42

Licor de pêssego

160

ml

11,00

1,76

Curaçau Blue

60

ml

12,00

0,72

Leite condensado

80

ml

2,00

0,60

Açúcar cristal

20

gr

1,90

0,04

     

Total

4,54

     

Percapta

1,14

Modo de preparo:

1º Decorar a borda do copo molhando no curaçau blue e depois no açúcar cristal.

2º Colocar gelo até a borda do copo

3º Acrescentar curaçau blue para que fique no fundo do copo

4º Colocar 6 pedras de gelo na coqueteleira,

5º Acrescentar o St. Remy

6° Acrescentar o licor de pessêgo

7° Acrescentar o leite condensado

8° Bater a coqueteleira durante 08 segundos

9° Despejar o líquido no copo

7          CONTABILIDADE

                         Quando uma empresa é estabelecida seu patrimônio inicial é registrado pela contabilidade que passa a registrar e controlar todas as operações que provocam alteração neste patrimônio e periodicamente apresenta a situação econômica e financeira da empresa, registrando suas operações através debito e crédito. Sendo assim pode-se afirmar que o objetivo da contabilidade é registrar, organizar e controlar todas as aplicações de uma empresa fornecendo todas as informações úteis para tomada de decisão para de usuários externos e internos.

                         E dentro deste contexto foi elaborado o balanço final, apresentando todas as contas ativas, passivas e o demonstrativo de resultado da apresentação do Festival Gastronômico realizado no dia 04/11/02.

O restaurante “El Sabor Del Tango” teve os  seguinte lançamentos:

  1. Elaboração do couvert.
  2. Elaboração salada
  3. Elaboração do Prato Principal
  4. Elaboração da Sobremesa
  5. Elaboração do coquetel aperitivo
  6. Doação do vinho Branco Mendrano
  7. Elaboração do coquetel digestivo
  8. Decoração
  9. Patrocínio de uniforme

8          CONCLUSÕES

            Através da elaboração deste trabalho foi verificada a importância da interação de disciplinas que tratam de assuntos diferentes focando assim um mesmo assunto, a Argentina.

Além de reunir todas as matérias do 4º semestre – Alimentos e Bebidas, Laboratório de Alimentos e Bebidas, Língua Portuguesa II, Contabilidade, Administração de Operações II, Antropologia e Informática -, o trabalho possibilitou ao grupo a oportunidade de verificar as reais dificuldades que os profissionais de Alimentos e Bebidas enfrentam ao realizarem festivais gastronômicos e o quanto planejar e controlar todas as etapas são importantes para o sucesso da apresentação.

9          METODOLOGIA

As informações obtidas referentes ao país Argentina foram interpretadas e analisadas em sua realidade para que assim concluíssemos qual a essência deste país. Para realizar esta pesquisa tivemos de levar em conta os recursos humanos e materiais, tais como a disponibilidade de tempo e o suporte financeiro.

Os métodos utilizados para atingir o êxito da pesquisa foram baseados em três etapas: a pesquisa exploratória, descritiva e de laboratório.

A primeira etapa constituiu na procura de bibliografias e artigos que pudessem

proporcionar maior conhecimento do país a ser apresentado no Festival. Nesta etapa, os materiais pesquisados foram livros, revista, jornais e principalmente e principalmente via internet.

Já na pesquisa descritiva, é onde se dá a junção dos materiais pesquisados anteriormente. Ocorre também nessa etapa a limitação do que será abortado na apresentação, além de averiguar os dados obtidos através de questionários e entrevistas realizadas com os próprios argentinos.

Por fim, a pesquisa de laboratório. Esta é realizada a partir das pesquisas já realizadas, pois é o momento no qual o projeto será testado para que seja concluído definitivamente.

Concluímos assim a elaboração de uma apresentação no Festival Gastronômico tendo como responsabilidade expor o país Argentina.

10 BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Maria Margarida de – Introdução à Metodologia do Trabalho Científico,                            4° ed. São Paulo, Atlas, 1999.

CALDAS, Waldenyr – Cultura, 4°ed. São Paulo, Global, 1991.

CASTELLI, Geraldo – Administração Hoteleira –Educs, 9º ed. - Caxias do Sul - 2002.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo,     3° ed. São Paulo, Futura, 2000.

Enciclopédia Mirador internacional, Britânica do Brasil, Publicações Ltda, São Paulo   Rio de Janeiro 1989.

LARAIA, Roque de Barros – CULTURA, Um Conceito Antropológico.,12°ed. Rio de Janeiro, Jorge Zalar Editor, 1999.

OLIVEIRA, Álvares Guimarães - Contabilidade Financeira, 5º ed, Saraiva, São Paulo  2002.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart ... [ et al ] – Administração de produção, edição compacta. São Paulo, Atlas, 1999.

Revistas:

- Gula

- Guía de Viajantes 1998

- Veja

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br