logo IMeN

O que fazer e não fazer em emergências a acidentes domésticos

Dr. Abrão Jose Cury Jr.

Desmaios - A primeira medida em qualquer situação é chamar o socorro médico. Depois, colocar a pessoa desmaiada deita com a barriga pra cima, puxar a cabeça pra trás para esticar o pescoço e liberar as vias aéreas, e folgar a roupa, soltando gravata, lenço de pescoço, calça e sapato, facilitando a circulação sangüínea. Se a pessoa estiver vomitando, deve-se colocá-la de lado para que não aspire o vômito.

Vômitos - Quando uma pessoa começa a vomitar deve-se incliná-la para frente ou para o lado, tomando cuidado para que não aspire o vômito, observar se há sangue, não beber nada sem orientação médica, nem água, aguardar alguma melhora e dirigir-se ao médico, como em qualquer outra situação de emergência.

Queimadura - Lavar com água corrente e limpa, sem sabão, não colocar nada em cima, como borra de café e pasta de dente, e proteger o local com gaze vasilinada. Se houver tecido sobre a queimadura, como uma camisa, não tirá-la. Apenas lave o local com água corrente e limpa e deixe que os médicos tirem o tecido no pronto-socorro. Se não tiver gaze vasilinada, pode-se proteger o local com pano limpo e folgado.

Cortes em geral - Lavar o local com água limpa e comprimir com um pano limpo para parar o sangramento. Se o sangramento for intenso, pode-se fazer um torniquete com pano limpo acima do corte. Por exemplo, se o corte for no antebraço, o torniquete deve ficar no braço. A cada dez minutos, o torniquete deve ser solto para permitir a circulação do sangue no membro, enquanto isso o corte deve ser comprimido para não sangrar, e logo em s