logo IMeN

Licopeno como antioxidante na nutrição clínica

Licopeno como antioxidante na nutrição clínica

Nutr. Tanise Amon - IMeN

 

O licopeno é o carotenóide que confere aos tomates a coloração vermelha. Seus benefícios já são conhecidos por diversas evidências epidemiológicas e devido a estas evidências, alimentos provenientes do tomate vermelho são cada vez mais consumidos.

Como antioxidante, o licopeno é duas vezes mais eficaz que o betacaroteno em relação à proteção dos leucócitos contra radicais livres. Além de possivelmente inibir o crescimento de células cancerosas, o licopeno pode ajudar a evitar doenças cardíacas graças ao mecanismo que inibe a oxidação do LDL – colesterol (Arab e Steck, 2000).

Da mesma forma que o betacaroteno (carotenóide da mesma "família" do licopeno) participa na proteção da pele contra radiação UV, o licopeno também auxilia contra os efeitos lesivos que possam atingir a pele.

Em um estudo recente de pacientes com câncer de próstata, os suplementos de licopeno atenuaram o crescimento do tumor (Kucuk et al.,2002). Outro estudo concluiu que o consumo regular de produtos processados do tomate como ketchup, molhos e sucos têm mais licopeno biodisponível do que os tomates frescos devido ao cozimento.

Não existem efeitos colaterais significativos associados ao consumo de suplementos de licopeno, porém as quantidades sugeridas devem ser respeitadas. As doses de licopeno devem permanecer na faixa que seria alcançada pelo consumo dos alimentos fontes (10 a 40mg/dia). Aproximadamente 10 porções semanais de derivados do tomate (dependendo das escolhas e métodos de preparação) conseguem reduzir o risco de câncer de próstata em aproximadamente 35% (Giovannucci, 1999).

 

 

Referências:

Shawn M. Talbott, H.Kerry. Suplementos Dietéticos para profissionais de saúde 2008;236 – 238.

Norrish AE, Jackson RT, Sharpe SJ, Skeaff CM. Prostate cancer and dietary carotenoids. Am J Epidemiol 2000;151(2): 119-123.

 

 

 

 

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br