logo IMeN

Os benefícios do licopeno

Nutricionista Fernanda Di Cunto Coca

O licopeno é um carotenóide presente no tomate, porém sua absorção é mais satisfatória quando submetido aom calor do cozimento, isto porque o calor rompe as membranas celulares e libera o licopeno de uma matriz de proteínas e fibras. Com isso, as melhores fontes são molhos e sucos de tomates.
Sabe-se também que os tomates que amadurecem no pé são mais ricos em licopeno que aqueles que amadurecem depois de colhidos. Além do tomate, outras fontes de licopeno são : melancia, cidras, lagostas e carangueijos.
Em um Congresso realizado em Washington no mês de abril do presente ano, foi discutido os benefícios do licopeno para a saúde humana.
Este poderoso antioxidante está sendo usado no combate a esterilidade masculina e na prevenção de osteoporose feminina no período pós menopausa.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 48 mil homens, concluiu que o consumo deste carotenóide pelo menos 2 vezes na semana reduz em 34 % os riscos de câncer de próstata. Outro estudo realizado pela mesma instituição, avaliou durante um período de 10 anos, 1000 mulheres e concluiu que aquelas que consumiam este nutriente apresentavam menores riscos de problemas cardíacos, isto porque esta substância impede a oxidação de LDL colesterol.
Alguns trabalhos associam níveis elevados de licopeno a uma menor incidência de câncer de mama devido a sua ação antioxidante, o que minimiza o estresse oxidativo, uma das causas da doença.
No Japão, um grupo estudou a associação do licopeno ao piroxicam na prevenção do câncer químico provocado por nitrosaminas em animais de laboratório, e descobriram que a associação diminui o desenvolvimento de câncer de bexiga nos animais.
Estudos mais antigos já haviam comprovado o poder antioxidante deste carotenóide e seu importante papel no equilíbrio oxidativo do tecido ocular.
A dose recomendada é de ½ litro de suco de tomate por dia.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br