logo IMeN

Calorimetria indireta

Alessandra C. M. do Amaral
Nutricionista – CRN3: 5178

A calorimetria indireta é um método prático, não invasivo, que mede a produção de energia pelo organismo por meio do consumo de oxigênio (O 2 ) e produção de dióxido de carbônico (CO 2 ) em determinado período de tempo. Entende-se que todo oxigênio consumido é utilizado para oxidar os substratos energéticos (carboidrato, proteína, gordura) e que o dióxido de carbônico produzido é eliminado pela respiração, desta forma calcula-se o total de energia produzida.

As necessidades energéticas (calóricas) são de caráter individual, e a composição corporal varia de pessoa para pessoa.

O Metabolismo precisa de energia conforme as atividades realizadas no dia-a-dia, ou seja, tipo de trabalho, prática de atividade física, sedentarismo e, através da calorimetria indireta, pode-se determinar o GER (gasto energético em repouso). O GER é a quantidade de energia que o organismo consome num período de 24 horas de repouso, sendo o melhor método disponível para determinação das necessidades individuais de energia.

O valor energético de oxigênio consumido é de aproximadamente 5 kcal por litro, não é um valor constante e depende do tipo de nutriente que está sendo oxidado.

O GER pode ser expresso em termos absolutos como quilocalorias por dia (kcal/dia) ou, em relação do tamanho do corpo, quilocalorias por quilograma de peso corpóreo (kcal/kg).

A determinação individual do GER auxilia no diagnóstico e tratamento nutricional.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br