logo IMeN

Aplicação de prebióticos em pacientes com Nutrição Enteral

A terapia nutricional enteral (TNE) é comumente indicada para manutenção ou recuperação do estado nutricional de pacientes impossibilitados de ingestão oral, seja por patologias do trato gastrointestinal, por intubação orotraqueal, ou por distúrbios neurológicos.
Alguns desconfortos podem ser usualmente encontradas em pacientes com TNE, como por exemplo: náusea, vômito, diarreia, e retorno gástrico elevado.
Nesse sentido, as fibras solúveis tem sido utilizadas na terapia nutricional para redução da obstipação intestinal em pacientes crônicos, diminuição da diarreia secundária à nutrição enteral, e melhora da adaptação em pacientes com síndrome do intestino curto que conservam o cólon.

 

 

Referências:
- Projeto Diretrizes. Recomendações Nutricionais para adultos em terapia nutricional enteral e parenteral. Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral.2011.
- Hospital das Clínicas da UNICAMP. Manual de Terapia Nutricional. Disponível em: http://www.hc.unicamp.br/servicos/emtn/manual_terapia_nutricional.pdf. Acesso em 28.10.13
- Brasil. ANVISA. RDC Nº63, de 6 de julho de 2000. Regulamento Técnico para a Terapia Nutricional Enteral.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br