logo IMeN

Os fatores antinutricionais estão presentes nos vegetais

Os fatores antinutricionais estão presentes nos vegetais que, além de possuírem diversas substâncias essenciais para a manutenção do organismo, podem conter uma variedade de fatores antinutricionais, como os inibidores de proteinase, oxalatos, taninos, fitatos, polifenóis, e muitos outros.
Os antinutricionais protegem as plantas, mas podem prejudicar as pessoas com alimentação vegetariana,
Eles efetivamente reduzem a absorção de nutrientes importantes para a saúde.
Vejamos os dois mais importantes:
Ácido fítico
O ácido fítico ou fitato é um antinutriente que dificulta a assimilação de alguns minerais, como cálcio, ferro e zinco, sendo os dois últimos os mais afetados.
Os fitatos estão presentes nos grãos dos cereais integrais e das leguminosas, também nos tubérculos e raízes (batatas e cenoura, por exemplo), porém em menor quantidade.
Como elimina los?
Deixe as leguminosas de molho na água de 12h a 24 horas, trocando e descartando sempre a água de 12h em 12h. Em seguida, despreze essa água para eliminar os fitatos.
Outra forma de reduzir os fitatos é o uso conjunto com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas, por exemplo: laranja, limão, morango…).
Ácido Oxálico
O ácido oxálico ou oxalato é o inibidor mais potente da absorção de cálcio.
Vejam que a suplementação de Cálcio é uma constante no consultório, indicamos na prevenção e tratamento da osteoporose.
As folhas das plantas contém mais oxalato que os talos.
Os alimentos com maior quantidade de oxalato (mais de 600 mg por 100g de alimento) são: espinafre,  beterraba, acelga, pimenta e cacau em pó.
Para diminuir a quantidade de oxalato sem excluir esses alimentos da dieta é importante consumi-los apenas depois de escaldá-los com água fervendo e dispensar a primeira água de cozimento.
Esse processo reduz a quantidade de oxalatos que impedem a absorção do cálcio.
Por isso, como comentamos em textos anteriores, o estilo de vida vegetariano pede conhecimento sobre alimentação e nutrição.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br