Um dos principais objetivos dos frequentadores de academia, além da busca por uma melhor saúde e qualidade de vida, é o ganho de massa muscular. Em especial, praticantes de musculação são os mais preocupados em atingir uma boa performance no intuito de conquistar a estética desejada. 
A prática de musculação, através da realização de exercícios com peso, exige a força como principal capacidade motora, resultando no aumento da força muscular e consequente hipertrofia.
Junto a isso, uma alimentação balanceada, adequada tanto de forma quantitativa como qualitativa, com equilíbrio de macro e micronutrientes, torna-se essencial para a formação, reparação e reconstituição do tecido muscular.
Nesse sentido, a combinação de treinos de força com um aporte correto de nutrientes, como proteínas e carboidratos, é indispensável para o alcance destes objetivos.
Os cálculos das necessidades de cada nutriente variam conforme cada paciente e tempo despendido no exercício físico. 
É bem evidenciado na literatura que ingestão de proteínas de alta qualidade, seja antes ou depois do treino, contribui para a síntese de proteína muscular.
A ingestão deve ser distribuída de maneira uniforme ao longo do dia, sem a necessidade de consumo imediatamente pós treino. Além disso, nosso organismo possui um “teto” de absorção e desta forma, não convém sua ingestão excessiva em um único momento.
Falando dos carboidratos, é claro a importância deste macronutriente não só para o fornecimento de energia durante o exercício, mas também como importante fator ergogênico, que por consequência, igualmente corrobora no aumento de massa muscular. Os carboidratos chamados de simples, como a sacarose (açucar) tem rápida absorção, na orientação mais básica, deve ser utilizado antes do treino, já os complexos (mel e frutas), podem ser consumidos durante e após o treino
As vitaminas e minerais, apesar de nem sempre serem levados em consideração, também exercem papel fundamental na modulação e regulação de sinais de todo o processo de síntese proteica, desta forma, sua suplementação pode ser indicada.