A alfarroba é o fruto de uma árvore chamada alfarrobeira, nativa da região mediterrânea, mas que foi difundida pelo mundo todo em razão da sua alta quantidade de proteínas e açúcares naturais para consumo humano.
As alfarrobas são uma espécie de vagem, de onde se extrai a farinha de alfarroba (produto semelhante ao cacau), por meio dos processos de secagem, trituração e torrefação.
É um alimento com baixo teor de gorduras e rico em nutrientes, sendo fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, magnésio, ferro e fibras.
Além disso, a alfarroba não apresenta qualquer componente alergênico ou estimulante, é livre de glúten e ainda possui potencial antioxidante.
Apesar da aparência semelhante, ao contrário do cacau que possui odor adocicado, a alfarroba apresenta um cheiro mais forte, parecido com o do café.
A alfarroba também apresenta baixo custo no seu processo de produção, além de possuir melhor solubilidade que o cacau, sendo necessária adição de pequenas quantidades para obter preparações de qualidade.
Assim, pode ser uma boa opção para aqueles que querem substituir o chocolate na alimentação, sendo possível utiliza-la em qualquer preparação no lugar do cacau.