Os grãos são alimentos que formam a base da nossa alimentação, geralmente presentes todos os dias no nosso cardápio. Embora não tão comum no Brasil, o consumo de grãos germinados é uma prática corriqueira em países do Oriente.
O processo de germinação, caracterizado pelo desenvolvimento da semente, permite a potencialização e maior acúmulo de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos do grão, melhorando assim sua qualidade nutricional. Por exemplo, de acordo com estudos, ocorre um aumento significativo de vitaminas E, C, complexo B e carotenoides, além da melhora da digestibilidade de macronutrientes como a proteína. 
Para realizar este processo, é preciso se atentar a algumas etapas:
1)Escolha as sementes que deseja germinar, como trigo, cevada, leguminosas, linhaça, semente de girassol, dentre outras. Elas precisam estar íntegras, sem manchas e de preferência orgânicas.
2)Acondicione as sementes em um recipiente de vidro transparente e coloque água potável, imergindo os grãos. Descarte as sementes que flutuarem.
3) Deixe de molho na geladeira, com o recipiente tampado com um tecido limpo (prenda com um elástico), por cerca de 8 a 12 horas.
4) Escorra, enxágue em água corrente e descarte a água novamente.
5) Incline o recipiente em local fresco e com sombra, realizando o enxague das sementes de manhã e de noite, para que liberem os produtos intermediários da germinação.
Normalmente, a germinação ocorre entre 2 e 5 dias.
É um processo simples e que não requer técnicas ou instrumentos rebuscados, gerando benefícios importantes no aumento de nutrientes no grão, além de ser fácil acesso a população. Entretanto, são necessários mais estudos sobre a segurança deste método e estabelecimento de técnicas adequadas para cada tipo de grão ou semente.