A insônia simples, isto é, aquela que não possui causas orgânicas e não tem relação com outros distúrbios, é caracterizada basicamente pelas insuficiências do sono.
O individuo com insônia frequentemente demora em adormecer, ao mesmo tempo em que pode despertar várias vezes durante o sono ou acordar muito precocemente.
Devido a sua função restaurativa, a privação do sono pode gerar consequências negativas  que refletem diretamente no bem-estar, com prejuízo das atividades diárias do paciente.
Dentre outros fatores, a alimentação pode influenciar o sono. Por isso, é importante atentar-se em alguns pontos para melhorar a qualidade do nosso sono ou mesmo minimizar o quadro de insônia.
Alguns estudos têm apontado que uma dieta desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos refinados e cafeína ou baixa em proteína estaria associada a uma menor duração e qualidade do sono.
Por outro lado, uma dieta equilibrada e variada poderia influir positivamente neste aspecto.
A ingestão de triptofano também vem sendo bastante explorada na literatura devido a sua influência positiva sobre o quadro. O triptofano é precursor da serotonina e melatonina, hormônio do bem-estar e do sono, respectivamente.
Por isso, vale a pena investir, por exemplo, na ingestão de leite, ótima fonte de triptofano para o organismo. Médicos do passado indicavam um copo de leite morno levemente adoçado com indutor do nono. O milho tambem é uma boa fonte de triptofano.
Além disso, outra estratégia para melhorar o sono se dá pela ingestão de alimentos com melatonina.
Já é bem consolidado na literatura que alguns alimentos, tanto de origem vegetal, como kiwi, cereja, uva, aveia, cevada; e de origem animal, como carne, peixes, ovos e leite, são consideradas boas fontes de melatonina.
Uma estratégia é evitar o consumo excessivo de café, chá preto e verde, assim como, os alimentos ricos em cafeína, doces e guloseimas, especialmente se for próximo do horário de dormir.
Os chás como o de camomila, capim cidreira e maracujá também são conhecidos pelo seu potencial calmante, podendo ser aliados na busca por uma noite de sono mais tranquila.