A carnitina é um composto sintetizado no organismo a partir dos aminoácidos lisina e metionina. Sua função no organismo envolve a geração de energia para as células, já que a carnitina participa no processo de oxidação de gorduras.
Mais especificamente, a carnitina tem o papel de transferir os ácidos graxos de cadeia longa do citosol para a mitocôndria, facilitando a sua oxidação e utilização. 
Nesse sentido, muitos estudos têm suposto que a suplementação de L-carnitina estaria associada a efeitos sobre a termogênese e emagrecimento, pois teoricamente falando, com os níveis aumentados de carnitina, haveria maior transporte de ácidos graxos para a mitocôndria, maior oxidação e consequente perda de peso. 
Embora alguns artigos com viés metodológicos indiquem uma modesta alteração na perda de peso ou composição corporal, ainda não existe uma evidência robusta que suporte a indicação da suplementação.
Além da falta de evidências, a carnitina é produzida a partir da lisina e metionina, dois aminoácidos encontrados amplamente na carne, leite e outros alimentos proteicos, não sendo necessário portanto a suplementação.
No entanto, vegetarianos e pessoas que não comem carne, leite e derivados, devem ficar atentos aos deficits em potencial.
Sempre é bom lembrar que o emagrecimento acontece basicamente a partir do déficit calórico e prática de atividade física,