O leite é considerado um dos alimentos mais completos e nutritivos, tendo em vista sua composição nutricional e presença de vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
No geral, o leite mais consumido pela população é o de vaca, mas também podemos encontrar leites de fontes alternativas como o leite de ovelha e cabra, cada qual com suas diferentes composições no que diz respeito a nutrientes e valor calórico.
Vejamos mais claramente as características:
Em 100 ml de leite de vaca, podemos encontrar em média 66 kcal, com 3,2 g de proteína, 3,3 g de gorduras totais, 4,8 g de carboidratos e 113 mg de cálcio.
O leite de cabra tem sido uma alternativa bastante utilizada para indivíduos com sensibilidade ao leite de vaca, devido a sua maior digestibilidade e menor alergenicidade. Possui 69 kcal, 3,6g de proteína, 4g de gordura, 4,5g de carboidrato e 134 mg de cálcio.
O leite de ovelha apresenta maiores teores de proteínas e minerais em comparação com o leite de cabra e vaca, mas em compensação, também apresenta maiores valores de calorias e carboidratos totais. Este possui por volta de 108 kcal, 6g de proteína, 7g de gorduras totais, 5,4 g de carboidrato e 193 mg de cálcio. Além da composição, a aparência do leite de ovelha também é diferenciada, com coloração mais esbranquiçada e opaca.
Os derivados do leite, como queijos e iogurtes compoem a trama de alimentos bons e que devem fazer parte dos cardápios.
Atenção ao valor calórico e o teor de gordura saturada.